Partindo do Brasil

 Partindo do Brasil
Para quem parte do Brasil e deseja fazer o caminho primeiro e depois reservar alguns dias para passear na Itália, recomendo que compre sua passagem do Brasil até Bolonha. Nossa passagem era de Porto Alegre com escala em São Paulo e Munique. As mochilas foram despachadas do Brasil até o destino final o que facilita muito, pois não precisamos sair atrás da bagagem durante as conexões e a chegada se dá em um aeroporto pequeno e tranquilo na cidade de Bolonha. As chegadas mais frequentes á Itália são feitas por  Roma e Milão.
Do aeroporto pegamos um ônibus (6 euros ) até a Estação Central de Bolonha, onde compramos as passagens de trem para Forli 
( 5.90 euros- segunda classe). Chegando a Forli, no outro lado da estação de trem, no final de uma praça, tem um terminal de venda de passagens (2 euros). O ônibus é pego em uma parada em frente à praça, onde constam os horários. Encontramos dois peregrinos italianos Antonio e Alfredo, que estavam indo fazer o caminho pela segunda vez, mas iriam somente até La Verna, e nos deram algumas dicas importantes e acabaram pagando o ônibus para nós, pois não havia troco e já estava em cima da hora. (Leve dinheiro trocado)
Os peregrinos Antonio e Alfredo 

Nós planejamos parar uma cidade antes, chamada Castrocaro Terme e Terra de Sole, é uma cidade de águas termais.  (http://pt.wikipedia.org/wiki/Castrocaro_Terme_e_Terra_del_Sole)Onde fizemos uma parada para descansar da longa viagem, fuso horário e repor as energias para o caminho. As reservas do hotel fizemos pelo site do Booking. Por essas coincidências dos caminhos, a parada do ônibus em Castrocaro era em frente ao nosso hotel, onde nos despedimos de Antonio e Alfredo, que seguiam até Dovadola, e nós, mais uma vez agradecemos pela gentileza de terem pagado as passagens e eles com um sorriso pediram – “Só não se esqueçam de aceder uma vela por nós, ao chegarem à Assis”.  
É importante que ao chegar à Itália se compre um “chip” de celular, o mais recomendado é o da Tim, pois tem maior alcance nas zonas de montanhas.
Castrocaro e Terra de Sole são duas pequenas cidades  praticamente emendadas, e precisamos ir até Terra de Sole para comprar o “chip”.  O dono da loja o Sr Paolinho, foi de uma gentileza extrema, além das dicas do uso do telefone e internet, tivemos uma aula de história da região e da Itália. O custo do chip da Tim  com internet, custou 32 euros por 30 dias ( talvez hoje eu colocasse um chip com maior giga.) 
Aproveitamos também e compramos os bastões de alpinismo, indispensável para se chegar a Assis.

O nosso caminho começou em Castrocaro, pois resolvemos percorrer os 8 kms  a pé até Dovadola, o que não foi uma boa, pois tivemos que ir por uma auto pista movimentada e não tem onde parar , somente a 3km de Dovadola.

Castrocaro

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O que é o Caminho de Assis-

1 dia- Chegada ao Refúgio Benedetta Porro em Dovadola

12. Gubbio - Valfabbrica Km 34 Valfabbria 13. Valfabbrica - Assis Km 16 Assis