O que é o Caminho de Assis-

O que é o Caminho de Assis?
O  Caminho de Assis  busca resgatar uma região impregnada de fé e espiritualidade centrada nas figuras de São Francisco, Santa Clara e Santo Antonio de Pádua. Percorre lugares por onde esses santos viveram e tiveram momentos importantes de suas vidas como Montepaolo, Montecasale, Cerbaiolo, Camaldoli, La Verna, Assis entre outros.Ligado as antigas devoções e onde a busca espiritual desses homens santos se fazem presentes, seja no silêncio das montanhas, nas  pedras  das construções medievais, ou na natureza intocada do interior de uma Itália quase desconhecida. O caminho não é necessariamente religioso, ele é antes de tudo um caminho meditativo, um caminho de fé e por isso ele transcende as religiões. 
Onde iniciar¿
- O caminho de Assis inicia na pequena e encantadora cidade de Dovadola,
( http://pt.wikipedia.org/wiki/Dovadola) interior da Itália e chega até a cidade de Assis (http://pt.wikipedia.org/wiki/Assis_(It%C3%A1lia)),  podendo 
também ser iniciado em qualquer etapa, conforme a vontade, o preparo físico e a disponibilidade de tempo do peregrino. O caminho atravessa parte das regiões da Emilia-Romanha, , Toscana e Umbria, sendo grande parte percorrido na região dos Apeninos.( http://pt.wikipedia.org/wiki/Apeninos)
A princípio é divido em 12 etapas que poderão ser fracionadas, pois algumas são etapas longas e com alto grau de dificuldade. Muitos iniciam sua jornada em La Verna um lugar emblemático, onde São Francisco se retirou para a vida monástica e recebeu os estigmas de Cristo. (http://www.santuariolaverna.org/storia.htm). Na minha opinião a etapa anterior a La Verna é uma das mais bonitas e instigantes do Caminho.
Chegada a La Verna

   
A Credencial: É fornecida pela associação denominada "Companhia do Caminho", por um custo simbólico de 15 euros  e deverá ser feita no site: Onde também pode ser encontrada várias informações.(http://www.camminodiassisi.it/BR/lacredenziale.html)
 A Credencial é o documento oficial que determina o status do peregrino ao longo do percurso do Caminho de Assis, é um documento reconhecido por todas as estruturas/ sujeitos envolvidos no caminho. A sua posse dá direito ao peregrino de usufruir dos refúgios e de valer-se de condições facilitadas junto ás estruturas públicas e privadas conveniadas.
Ao preencher a ficha da credencial o peregrino vai  decidir onde iniciará o percurso e também receberá um guia em italiano.  O guia em português será enviado por email que deverá ser imprimido. Receberá juntamente com a credencial uma lista de albergues e lugares onde poderá dormir e se alimentar e seus respectivos números de telefones, pois os albergues deverão ser agendados no final do dia, para o dia seguinte. O custo dos refúgios variam de 8 euros somente para dormir a 25, 30 euros incluindo, janta e café da manhã. ( preços de agosto de 2014).


Refúgio e Casa Paroquial
 Dovadola   
Abadia de San Andreas

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

1 dia- Chegada ao Refúgio Benedetta Porro em Dovadola

12. Gubbio - Valfabbrica Km 34 Valfabbria 13. Valfabbrica - Assis Km 16 Assis