1 dia- Chegada ao Refúgio Benedetta Porro em Dovadola

 Chegada ao Refúgio Benedetta Porro em Dovadola: 

 1- Dovadola-San Valentin (Capannina)    



Casa Paroquial e Refúgio

  

           Benedetta




Chegamos no início da nossa jornada. Uma bonita área verde, com a casa paroquial, o refúgio e  a  Abadia de San Andreas, onde estão os restos mortais da beata Benedetta Porro - 







Beata Benedetta Porro


(Dovadola, 08 de agosto de 1936 - Sirmione, 23 de janeiro de 1964)  Benedetta, foi declarada venerável pela Igreja Católica, pelo seu comportamento e fé mantida em vida, apesar do sofrimento que passou.



Abadia de San Andreas


Fomos recebidos pelo simpático Dom Alfeu, o padre responsável pelo local e pela emissão das credenciais. Praticamente junto com nós chegaram duas italianas, Luigina e Antonella que eram de Roma e conhecemos o priori  Giordano Picchi, responsável pela divulgação e manutenção do espírito do caminho.  Mais tarde chegaram Stefano e Paola, dois jovens vindos de Milão. 
Ficamos surpresos ao saber que até agosto de 2014 menos de 400 peregrinos fizeram o Caminho de Assis e nós seriamos os peregrinos números 374 e 375, Dom Alfeu nos mostrou a listagem dos peregrinos de 2013 e 2014, sendo a maioria alemã, mas havia também, muitos italianos, espanhóis, franceses, coreanos, americano e claro, alguns brasileiros. Só para um comparativo em 2014, chegaram  a Santiago de Compostela em torno de 1000 peregrinos ou mais por dia. Sabíamos que seria tudo muito diferente do que vivenciamos na Espanha.
O albergue é bastante acolhedor e confortável, possui uma cozinha completa, mas optamos por ir à missa e jantar no centro. Iniciamos o caminho dia 2 de agosto e por coincidência era o Dia da chamada Indulgência da Porciúncula ou (Perdão de Assis) – Assim ganharão a Indulgência, todas as pessoas que estando em "estado de graça", visitarem uma Igreja nos dias mencionados, rezarem um Credo, um Pai-Nosso e um Glória, suplicando ao Criador o benefício da indulgência, e rezando também, um Pai-Nosso, uma Ave-Maria e um Glória, pelas intenções do Santo Padre.
Poderão utilizar a Indulgência em seu próprio benefício, ou em favor de pessoas falecidas ou daquelas que necessitam de serem ajudadas na conversão do coração.
Por outro lado, a Indulgência é "toties quoties", quer dizer, pode ser recebida tantas vezes quanto à pessoa desejar (em cada ano, fazendo visitas a diversas Igrejas das 12 horas do dia 1º de Agosto até o entardecer do dia 2 de Agosto ).

 Jantamos no bar e restaurante de uma jovem senhora, que fica praticamente em linha reta descendo a rua do albergue e combinamos com ela para tomarmos o café no dia seguinte, as seis e meia da manhã.  No dia seguinte, ao nos despedirmos da dona do bar, ela com os olhos cheios de lágrimas nos disse que um dia também iria a Assis a pé. Saímos felizes e com a certeza que iríamos fazer uma bela caminhada de 21 Km.
Saindo de Dovadola, pela estrada asfaltada, logo encontramos a esquerda a flecha verde com a indicação...Caminho de Assis. Nossa meta era chegar a Capannina Azienda Agricola.  Passaríamos por Montepaolo no Eremo de Santo Antonio. 
Quando recebemos o guia de Dom Alfeu, com um mapa e descrição, eu achei que seria fácil entendermos, e acabei colocando fora o que eu tinha imprimido em português. Foi um engano, o mapa é muito confuso e até mesmo os italianos tinham bastante dificuldade para entender o trajeto.
 A trilha que se abria a nossa frente era linda, mas bastante difícil nas primeiras horas não percebemos, pois  a natureza se mostrava exuberante e começávamos a nos apaixonar pelo caminho. A nossa distração fez com que passássemos e não vimos a indicação de como chegar  ao Eremo de Santo Antonio
http://www.turismoforlivese.it/servizi/menu/dinamica.aspx?ID=4503
Depois de horas de caminhada e muito calor, vimos que não seria tão fácil, a região é de uma natureza belíssima , quase intocada, mas bastante deserta. Chegamos à Campannina exaustos, a dona do refúgio se chama Silvia, na verdade ela recebe os peregrinos na sua casa. Silvia é uma brasileira, casada com um italiano que optaram em viver no campo e dali tirar o seu sustendo e criar os filhos junto à natureza. Hoje ela colhe os frutos dessa opção, faz o que gosta, juntamente com seu marido e um casal de filhos encantadores. Somos muito gratos pela hospitalidade dessa linda família.
Para conhecer um pouco sobre Capannina Azienda Agricola
http://capannina.weebly.com






A flecha verde...a nossa busca 
                                    .
Seria um servo?


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O que é o Caminho de Assis-

12. Gubbio - Valfabbrica Km 34 Valfabbria 13. Valfabbrica - Assis Km 16 Assis