3. Premilcuore - Corniolo Km 18 Corniolo

3. Premilcuore - Corniolo Km 18 Corniolo
Amanheceu com chuva. Os milaneses Stefano e Paola, saiam muito cedo, colocavam o celular para despertar as 05h17min , eu nunca entendi o por que de 17m e não 15 ou 30, mas tudo bem. Nós e as romanas acordávamos às 06h00min . Tomamos café na cidade e partimos com uma garoa fininha,saímos na frente e nos perdemos...mas telefonamos para Luigina e Antonella que rapidamente nos colocaram de volta na trilha certa. A partir daí nos as chamávamos de nossos anjos do caminho. A jornada parecia suave e tranquila. Só que a chuva foi aumentando e Carla esqueceu de avisar que com chuva é muito, mas muito difícil e perigoso esse trajeto, eu não recomendaria a ninguém que o fizesse em dias de chuva. A trilha e estreita e íngreme no meio da floresta, em alguns trechos eu parava de 5 em 5 minutos, sentia calor com a capa de chuva e não podia tirar. Meu marido teve que ter muita paciência e me esperar naquelas subidas que não terminavam nunca, em alguns trechos literalmente se anda engatinhando.
Depois de mais de 8 horas de caminhada chegamos a Corniolo. Uma cidade encravada no meio da montanha. Estávamos muito cansado ao chegar ao albergue, uma casinha de pedra, onde Paola veio nos receber dizendo – “Molto faticoso, che la stanchezza”. Tomamos banho e ficamos deitados até a hora de jantar, infelizmente não sentíamos a mínima vontade de conhecer a pequena Corniolo, perdida no meio da floresta, com uma vista deslumbrante dos Apeninos.
 Saímos para jantar na Pizzaria do Gigino, apesar do cansaço não poderíamos perder, um verdadeiro festival de gastronomia com pizza frita, pão de pizza, massas com funghi porcini e tartufos...( O tartufo é um fungo que nasce debaixo da terra na forma de tubérculo que cresce em simbiose com algumas espécies de árvores (tília, faia, quercus-robur), caracterizando seu marcante perfume. (O preço do quilo do tartufo negro pode chegar a R$ 380  devida sua excentricidade; já o tartufo branco, por ser mais raro, é vendido por até R$ 2.700 o quilo). O jantar  culminou com uma sobremesa  especial, uma pizza de sorvete com bolinhas de fogo, sim de fogo mesmo. E ao final um digestivo feito de gengibre em cubinhos de açúcar e um bom vinho. Conhecer Gigino é um presente do caminho, um jovem pizzaiolo que administra um restaurante juntamente com sua mãe e produz vasos de bonsais, com uma alegria contagiante, naquele lugarzinho perdido da velha Itália. Além do Restaurante, Gigino possui um belo hotelzinho.
Corniolo é tão isolada que a comunicação é bem difícil,não funcionava o telefone e nem internet, mesmo no Google não tem muitas informações sobre o lugar.




Caminho de Premilcuore - Corniolo


Quase chegando a Corniolo


Corniolo
Pizzaria do Gigino



Sobremesa - Pizza de Sorvete incandescente.














Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O que é o Caminho de Assis-

1 dia- Chegada ao Refúgio Benedetta Porro em Dovadola

12. Gubbio - Valfabbrica Km 34 Valfabbria 13. Valfabbrica - Assis Km 16 Assis