12. Gubbio - Valfabbrica Km 34 Valfabbria 13. Valfabbrica - Assis Km 16 Assis



Deixamos de fazer no total as quatro últimas etapas:
 10. Città di Castello - Pietralunga Km 30 
 11. Pietralunga - Gubbio Km 27
 12. Gubbio - Valfabbrica Km 34 
 13. Valfabbrica - Assis Km 16 
Em duas etapas do caminho demos umas puladinhas em função das montanhas. Talvez eu volte um dia e complete o que ficou faltando do percurso ou faça todo o Caminho novamente desde de o início.
O que ficou sobre o  Caminho de Assis? 
A certeza que é um caminho diferente e não se pode comparara-lo a outros caminhos que percorremos e isso, talvez seja o maior encanto dele. Estar no meio da floresta, caminhar em lugares solitários,conhecer uma Itália quase selvagem, é uma experiência impar...eu o chamei de Caminho da Paz, outros devem ter usado essa mesma expressão, pois não tem como não mergulhar no mais íntimo do seu ser, ao  realizar esse caminho. Pensar na vida dos "Santos" que deixaram tudo para buscar essa paz, pensar na nossas vidas...nada melhor que caminhando....meditando.


 Assis
Chegamos a Assis que fica na região da Úmbria no dia 14 de agosto, um dia ensolarado e luminoso, viemos de ônibus da cidade da Perugia, não era exatamente como tínhamos planejado, mas não tinha como não se emocionar ao ver surgindo a cidadezinha medieval no alto na montanha.
O ônibus quando chega na cidade tem duas paradas, uma praticamente dentro da praça da Basílica e outra mais acima. Como nosso hotel era na parte alta da cidade, fomos até a última parada. Ficamos hospedados no Hotel Roma, que se localiza quase em frente a Igreja de Santa Clara, pertinho da porta da cidade. Deixamos nossas mochilas no hotel e fomos conhecer Assis. Como tínhamos tempo sobrando resolvemos ficar dois dias. O que eu super recomendo. Muitas pessoas dizem que não tem nada para se "ver" em Assis a não ser a Basílica, mas eu não concordo.
Assis  esta localizada no alto do Monte Subasio e surgiu com a civilização Etrusca sendo mais tarde conquistada pelos romanos que lhe deram o nome de Asisium.
 A pequena cidade com cerca de 24.443 habitantes, é um labirinto de ruas de pedras com subidas e descidas, com um atuante comércio religioso, bons restaurantes e lindas confeitarias tudo isso misturado ao burburinho de turistas do mundo todo, peregrinos, padres e freiras  dão ar especial  a cidadezinha onde todos os  os caminhos convergem  para a Basílica.
Vista da cidade

Nossa primeira visita foi  ao complexo da  Basílica que esta dividida em superior e inferior, e também é a igreja-mãe da Ordem Franciscana, foi considerada Patrimônio da Humanidade em 2002. A  basílica inferior é a mais antiga datada do século 13 , sua construção começou logo após a canonização de Francisco em 1228, e foi concluída  em 1230 , quando recebeu o corpo do santo.O templo possui  belos afrescos feitos em parte por Cimabue, Giotto e seus aprendizes. E também  é o local  onde está a cripta com restos mortais de São Francisco.`Pode-se dizer que é o ponto alto da visita a Assis, onde os peregrinos demostram sua devoção e acredito que mesmos os não católicos conseguem sentir a vibração do lugar. Os Frades Franciscanos Conventuais são os guardiões do túmulo de São Francisco.


                A cripta de São Francisco - foto Google                      


A Basílica superior ou alta começou a ser construída 1239 e finalizada em 1253 e possui um conjunto de 28 afrescos também atribuídos a Giotto que contam a vida do Santo protetor dos animais. Assistimos a missa, e depois fomos passear pela basílica.




Basílica inferior
Basílica superior



           
             O Sacro Convento é a parte que liga as duas basílicas










Anexo a Basílica encontramos o Museu Diocesano e a Cripta de São Rufino. O museu possuiu um acervo de importantes peças arqueológicas, medievais, renascentista e barroca, além de um arquivo histórico.

http://www.sanfrancescoassisi.org/index.php


Em 26 de setembro de  1997 a cidade sofreu um grande terremoto que danificou seriamente a Basílica que ficou dois anos fechada para reformas.
Em Assis, existe muitas igrejas e em quase todas é proibido tirar fotos.
Voltamos até a Piazza Santa Chiara, que fica em frente a igreja do mesmo nome e tem uma vista deslumbrante do vale. Fomos visitar a Igreja, que é uma construção linda, o túmulo de Santa Clara com o corpo incorruptível exposto é impressionante. Visitamos o pequeno museu que conta um pouco a história da santa, e onde estão  expostas suas relíquias. Um fato que chama a atenção é a estatura da Irmã Lua, como sabemos São Francisco era um homem de baixa estatura e Clara era uma mulher  com quase o dobro do seu tamanho, isso podemos observar pelas roupas expostas no museu. 
corpo incorrupto de Santa Clara - foto Google

Dentro na Basílica de Santa Clara está a capela do Crucifixo de São Damião, segundo a tradição o crucifixo falou com São Francisco e lhe indicou a vocação: “Francisco, vai e reconstrói a minha Igreja, que está em ruínas!”. 
O Crucifixo foi pintado no século XII, por um artista desconhecido. É uma pintura em estilo romântico, com influência oriental, provavelmente bizantino. O que chama atenção é que os pés de Cristo estão pregados separados , assim como os cabelos caindo na face, outros detalhes, tornam a obra uma relíquia franciscana.


   Igreja de Santa Clara   
  A noite a Piazza de Santa Chiara é um espetáculo à parte, uma atmosfera mágica .

Ruas medievais


Um lugarzinho para o pranzo


Doces tradicionais




Piazza del Comune

Templo de Minerva
Localizado na Piazza del Comune. O Templo de Minerva é hoje uma igreja consagrada a Virgem Maria. É um edifício  da época dos romanos com magnífica fachada em colunas. A Igreja possui bonitas gravuras. Vale a pena visitar e sentar nos degraus da igreja para ver o movimento da praça e saborear um gelato artigianale.


 Outro lugar bonito é a  "Piazzeta di S. Francesco Piccolino" que segundo consta, foi em onde o santo viveu sua infância. Na pracinha encontramos uma estátua em homenagem aos pais de São Francisco e uma igrejinha.
Homenagem aos pais de São Francisco



Igreja da Porciúncula
A Porciúncula, lugar predileto de São Francisco
         No dia 02 de agosto, a Ordem Franciscana celebra a festa da Porciúncula, lugar predileto de São Francisco. Trata-se da pequenina capela, verdadeiro berço da família franciscana, que se encontra dentro da grande basílica de Nossa Senhora dos Anjos,  se localiza na planície abaixo da cidade de Assis. Ao lado da capela existe o quarto de São Francisco,local onde ele faleceu. Vale a visita, o ônibus que  leva  a Igreja é  o mesmo que vai para estação de trem.
Porciúncula 5
-



Castelo Rocca Maggiore, por uma subida de uns 15, 20 minutos de caminhada se chega ao castelo no topo do monte  que domina a cidade , tem um pequeno museu e a vista é a grande recompensa.



Como chegar a estação de trem de Assis:

Na Piazza Matteotti, compre a passagem em um bar que fica a direita ( olhando de frente para Basílica) e pegue a linha C até a estação Santa Maria degli Angeli. 











Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O que é o Caminho de Assis-

1 dia- Chegada ao Refúgio Benedetta Porro em Dovadola