2- San Valentino (Campannina) – Premilcuore- Km 21

2-  San Valentino (Campannina) – Premilcuore- Km 21 

Depois de um farto café no refúgio de Silvia acompanhado de suas deliciosas geleias e produtos orgânicos  saímos rumo à Premilcuore.
Sabíamos que estávamos caminhando nas montanhas onde aconteceram os violentos combates do final da Segunda Guerra Mundial e onde atuaram a Força Expedicionária Brasileira e caminhando pelos Apeninos, se tem a real dimensão do sofrimento dos nossos soldados ao enfrentar o inimigo em pleno inverno europeu.
O caminho sempre nos surpreendia com a exuberância da paisagem, muitas vezes parávamos para contemplar  e retomar o fôlego, eu  imaginava que logo encontraríamos um lugar para pegar água ou comer alguma coisa, mas nada, muito raramente víamos um carro ou uma bicicleta cortando o silêncio das montanhas. Perto das onze da manhã chegamos em Portico di Romagna cidade onde Dante Alighieri, conhece Beatriz Portinari o seu grande amor.
Eu elegi Portico di  Romagna com cerca de 860 habitantes, como um dos mais belos burgos da Itália, é como se tivéssemos aberto a porta do tempo quando entramos na cidadezinha. Hoje eu teria ficado o dia todo e desfrutado daquele lugar e teria seguido no outro dia. 
Na rua, pedi informação para uma mulher que vinha caminhando com um buque de flores, ela se chamava Donatella, belíssima pessoa, não só nos deu a informação, como nos levou até a ponte romana onde fica a saída da cidade, ao nos despedirmos  com um longo abraço de velhas amigas  ela pediu que nos lembrássemos dela e de sua netinha que estava por nascer quando chegássemos a Assis. Estranho que essas pessoas ficam poucos minutos na vida do peregrino e nunca mais nos deixam. Pegamos o caminho e fomos subindo e admirando o velho burgo que parecia mais um cenário de filme ficando para trás.
Olhando o mapa, vimos que mais uma vez tínhamos deixado para trás uma atração importante do caminho, o vulcano...um pequeno vulcão que permanece ativo no meio das pedras da montanha. Só nos restava rir do mapa que não conseguíamos interpretar. Uma coisa que nos chamava atenção, que tanto o mapa como algumas placas das trilhas da montanha se referem às distancias em minutos. Ao encontrar com as romanas uma delas falou que devia ser medida em minutos a cavalo, pois a pé, nunca iria fechar. O que serviu para nos animar com boas risadas.
Depois de mais de 8 horas de caminhada chegamos a Premilcuore, no refúgio de Carla, uma italiana muito simpática e disposta a dar todas as informações necessárias aos peregrinos. Fomos os últimos a chegar e nos foi reservado o quarto de casal. O refúgio fica em um prédio,na verdade é um apartamento, bem montado e com dois banheiros.  Premilcuore é outra cidadezinha que dá vontade de ficar, o rio Rabbi , as casinhas medievais, o bosque, e é considerada a porta de acesso ao Parque Nacional da Floresta Casentinesi- (O "bosco" que serviu de cenário para muitas fábulas infantis) . Jantamos com o grupo e Carla em uma pizzaria no centro da cidade, que a noite ficava mais bonita ainda.



Chegada em Portico da Romagna

Portico di Romagna
                     
Donatella







Saindo de Portico




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O que é o Caminho de Assis-

1 dia- Chegada ao Refúgio Benedetta Porro em Dovadola

12. Gubbio - Valfabbrica Km 34 Valfabbria 13. Valfabbrica - Assis Km 16 Assis