Postagens

Mostrando postagens de Novembro 18, 2014

3. Premilcuore - Corniolo Km 18 Corniolo

Imagem
3.Premilcuore- CornioloKm 18 Corniolo Amanheceu com chuva. Os milaneses Stefano e Paola, saiam muito cedo, colocavam o celular para despertar as 05h17min , eu nunca entendi o por que de 17m e não 15 ou 30, mas tudo bem. Nós e as romanas acordávamos às 06h00min . Tomamos café na cidade e partimos com uma garoa fininha,saímos na frente e nos perdemos...mas telefonamos para Luigina e Antonella que rapidamente nos colocaram de volta na trilha certa. A partir daí nos as chamávamos de nossos anjos do caminho. A jornada parecia suave e tranquila. Só que a chuva foi aumentando e Carla esqueceu de avisar que com chuva é muito, mas muito difícil e perigoso esse trajeto, eu não recomendaria a ninguém que o fizesse em dias de chuva. A trilha e estreita e íngreme no meio da floresta, em alguns trechos eu parava de 5 em 5 minutos, sentia calor com a capa de chuva e não podia tirar. Meu marido teve que ter muita paciência e me esperar naquelas subidas que não terminavam nunca, em alguns trechos lite…

2- San Valentino (Campannina) – Premilcuore- Km 21

Imagem
2-  San Valentino (Campannina) – Premilcuore-Km 21

Depois de um farto café no refúgio de Silvia acompanhado de suas deliciosas geleias e produtos orgânicos  saímos rumo à Premilcuore. Sabíamos que estávamos caminhando nas montanhas onde aconteceram os violentos combates do final da Segunda Guerra Mundial e onde atuaram a Força Expedicionária Brasileira e caminhando pelos Apeninos, se tem a real dimensão do sofrimento dos nossos soldados ao enfrentar o inimigo em pleno inverno europeu. O caminho sempre nos surpreendia com a exuberância da paisagem, muitas vezes parávamos para contemplar  e retomar o fôlego, eu  imaginava que logo encontraríamos um lugar para pegar água ou comer alguma coisa, mas nada, muito raramente víamos um carro ou uma bicicleta cortando o silêncio das montanhas. Perto das onze da manhã chegamos em Portico di Romagna cidade onde Dante Alighieri, conhece Beatriz Portinari o seu grande amor. http://educacao.uol.com.br/biografias/dante-alighieri.jhtm Eu elegi Portico di  R…

1 dia- Chegada ao Refúgio Benedetta Porro em Dovadola

Imagem
Chegada ao Refúgio Benedetta Porro em Dovadola: 

 1- Dovadola-San Valentin (Capannina)    




Chegamos no início da nossa jornada. Uma bonita área verde, com a casa paroquial, o refúgio e  a  Abadia de San Andreas, onde estão os restos mortais da beata Benedetta Porro - 







Beata Benedetta Porro


(Dovadola, 08 de agosto de 1936 - Sirmione, 23 de janeiro de 1964)  Benedetta, foi declarada venerável pela Igreja Católica, pelo seu comportamento e fé mantida em vida, apesar do sofrimento que passou.





Fomos recebidos pelo simpático Dom Alfeu, o padre responsável pelo local e pela emissão das credenciais. Praticamente junto com nós chegaram duas italianas, Luigina e Antonella que eram de Roma e conhecemos o priori  Giordano Picchi, responsável pela divulgação e manutenção do espírito do caminho.  Mais tarde chegaram Stefano e Paola, dois jovens vindos de Milão. 
Ficamos surpresos ao saber que até agosto de 2014 menos de 400 peregrinos fizeram o Caminho de Assis e nós seriamos os peregrinos números 374 …

Etapas:

Etapas:0. Refúgio Benedetta Bianchi Porro -  Dovadola 1. Dovadola-San Valentino Km 21San Valentino - Capannina  2. San Valentino - PremilcuoreKm 21Premilcuore 3.Premilcuore- CornioloKm 18Corniolo 4. Corniolo - Camaldoli Km 22Camaldoli 5. Camaldoli - Biforco Km 19Biforco 6.Biforco - La Verna Km 9La Verna -(Chiuse della Verna) 7.La Verna - Caprese Michelangelo Km 23  Caprese 8. Caprese Michelangelo - Sansepolcro Km 25- Montecasele 9. Sansepolcro - Città di Castello Km 29Città di Castello  10. Città di Castello - Pietralunga Km 30Pietralunga 11. Pietralunga - GubbioKm 27Gubbio 12. Gubbio - ValfabbricaKm 34Valfabbria 13. Valfabbrica - Assis Km 16Assis

** Lugares que pousamos.


O que levar :

O que levar: Caminhar é desapegar, ao preparar sua mochila o peregrino deve sempre ter em mente que, quando menos peso levar, mais fácil será o seu caminho. (E isso serve para o nosso dia a dia) Muitos sites e entendidos falam que o peso da mochila não deve ultrapassar 10% do peso corporal, mas devemos levar em conta que nem todos estão com o peso adequado e é preciso fazer alguns ajustes para  não  sobrecarregar o peso da mochila. E tenha sempre em mente que essa lista de “o que levar” é muito pessoal. Você deverá criar a sua própria lista. Ao comprar suas roupas procure sempre tecidos fácies de secar.

 Uso pessoal:
 2 calças com zíper nas pernas, que poderá usar como bermuda 1 bermuda ou 1 vestido para as mulheres. 2 camisetas de manga curta 2 camiseta de manga longa - ou uma camisa  de tecido próprio para caminhadas   Roupas íntimas ( 5 peças)  1 roupa de banho  1 roupa confortável para dormir  2 pares de meias finas de algodão sem costura  3 pares de meias grossas que deverão ser usados por ci…

Partindo do Brasil

Imagem
Partindo do Brasil Para quem parte do Brasil e deseja fazer o caminho primeiro e depois reservar alguns dias para passear na Itália, recomendo que compre sua passagem do Brasil até Bolonha. Nossa passagem era de Porto Alegre com escala em São Paulo e Munique. As mochilas foram despachadas do Brasil até o destino final o que facilita muito, pois não precisamos sair atrás da bagagem durante as conexões e a chegada se dá em um aeroporto pequeno e tranquilo na cidade de Bolonha. As chegadas mais frequentes á Itália são feitas por  Roma e Milão. Do aeroporto pegamos um ônibus (6 euros ) até a Estação Central de Bolonha, onde compramos as passagens de trem para Forli  ( 5.90 euros- segunda classe). Chegando a Forli, no outro lado da estação de trem, no final de uma praça, tem um terminal de venda de passagens (2 euros). O ônibus é pego em uma parada em frente à praça, onde constam os horários. Encontramos dois peregrinos italianos Antonio e Alfredo, que estavam indo fazer o caminho pela segund…

O que é o Caminho de Assis-

Imagem
O que é o Caminho de Assis? O  Caminho de Assis  busca resgatar uma região impregnada de fé e espiritualidade centrada nas figuras de São Francisco, Santa Clara e Santo Antonio de Pádua. Percorre lugares por onde esses santos viveram e tiveram momentos importantes de suas vidas como Montepaolo, Montecasale, Cerbaiolo, Camaldoli, La Verna, Assis entre outros.Ligado as antigas devoções e onde a busca espiritual desses homens santos se fazem presentes, seja no silêncio das montanhas, nas  pedras  das construções medievais, ou na natureza intocada do interior de uma Itália quase desconhecida. O caminho não é necessariamente religioso, ele é antes de tudo um caminho meditativo, um caminho de fé e por isso ele transcende as religiões.  Onde iniciar¿ - O caminho de Assis inicia na pequena e encantadora cidade de Dovadola, ( http://pt.wikipedia.org/wiki/Dovadola) interior da Itália e chega até a cidade de Assis (http://pt.wikipedia.org/wiki/Assis_(It%C3%A1lia)),  podendo  também ser iniciado em qu…
Minha vida de peregrina começa em 2001, quando fiz o Caminho de Santiago na Espanha. Partindo de Ronscesvalles percorri os 741 Km em 31 dias. Em 2011 retorno à Compostela como estudante de um curso de História do Caminho de Santiago, oferecido pela Universidade local. Foi uma maneira diferente de peregrinar, mas estar no caminho é sempre gratificante e é uma experiência que mexe com o mais íntimo do meu ser.  Acredito que os caminhos santos formam uma egrégora, onde as energias coletivas se fundem e aqueles que conseguem entrar em harmonia de corpo e espírito nunca mais sairão deles. Procurando na internet sobre Caminhos na Europa,encontrei o "Caminno di Assisi"e, logo pensei, estarei ai, nos campos da Itália, nos passos de Francisco e é essa energia que preciso para fechar mais um ciclo da minha vida, pois acabara de me aposentar depois de 25 anos de magistério, somente em sala de aula.   A vida de São Francisco é apaixonante e ai veio a certeza...vamos percorrer esse caminho…