4. Corniolo - Camaldoli Km 22 Camaldoli

4. Corniolo - Camaldoli Km 22 Camaldoli

Acordamos com as pernas doloridas, todos sem exceção, sentiam no corpo os efeitos da longo percurso. Depois da rotina da saída do refugio , fomos tomar café em uma padaria  na parte mais baixa da cidade, muito boa por sinal, e também compramos o necessário para mais um dia de caminhada. As romanas estavam com nós e nos sugeriram de pegarmos um “pulmann”- ônibus que eu pensava que era ser um trem, até Passo de la Calla, primeiramente eu relutei, mas depois pensando melhor vi que não teríamos condições físicas de enfrentar os 22km e Passo de la Calla seria metade do caminho. Na verdade, pegamos um “pulmino”, uma van que nos levou até onde retomaríamos o caminho. Observando a estrada estreita e sinuosa, de subidas intermináveis, agradeci às peregrinas italianas a ideia de darmos um tempo para nossas pernas.
              
                                                                 
Esperando o pulmino
 Passo de la Calla é um lugar lindo que fica a 2000mt de altitude e faz muito frio, na verdade é o nome do lugar, onde fica a guarda florestal, vimos vários carros chegando com pessoas para caminhar até Camaldoli e retornar ao final do dia. Entramos no Parque Nacional Floresta Cansentinese, ainda era cedo e o frio era intenso , a energia do bosque nos tocava, como se falasse com nós, caminhamos em silêncio sentido a força da natureza que se mostrava grandiosa a cada passo que dávamos, aquelas árvores imensas muitas vezes pareciam nos abraçar e o sol ia nos espiando entre elas e nos sentimos parte daquele lugar, daquele bosque. Espero voltar um dia e sentir a mesma sensação, a sensação de pertencer. 
Encontramos um casal de Trieste que estava caminhando até o Eremo de Camaldoli e voltaria no final do dia até Calla. E como num passe de mágica, foram surgindo vários grupos de estudantes, ciclistas , senderistas e o silêncio da floresta foi sendo cortado pelas falas e risadas dos caminhantes. Chegamos a Poggio Scali 2.500mt de altitude, o lugar mais alto dos Apeninos e acredito que do caminho. Com sorte em um dia de sol, pode-se ver o Mar Adriático ( Rimini).
Mais uma puxada e chegamos ao Eremo, vale muito a pena visitar.
 Chegando ao Eremo,pensávamos que estávamos perto do refúgio, mas ainda faltava um bom trecho para caminhar. O Refúgio se localiza  em uma parte alta fora da cidade de Camaldoli com uma subida de deixar qualquer peregrino veterano sem fôlego. Fomos recebidos por Martina, uma jovem e bela hospitaleira que havia vivido um tempo no Brasil. Falei que pulamos uma parte do caminho do dia, ela entendeu perfeitamente a situação e foi muito receptiva com nós. Martina nos falou do Castanheiro Miraglia, que não poderiamos  deixar de conhecer a gigantesca árvore. A árvore  recebeu esse nome em homenagem a Elena Miraglia  mulher do comendador  Nicola Migraglia que foi Ministro da Agricultura no final de 1800. A árvore imponente mede mais de 20 metros de altura por 2,4 de diâmetro, e fica nos fundos do Refúgio.
Juntou-se ao grupo um jovem pianista de Roma chamado Lucca. Martina preparou o jantar e não quis de maneira nenhuma ajuda dos peregrinos, a determinação dessa moça era algo muito forte, que eu não saberia explicar. Pela manhã ela estava em pé na hora do café, para servir os peregrinos. Despedi-me de Martina com vontade de dizer para ela que naquele momento ela era a personificação do amor, do amor ao próximo, mas não falei nada, apenas agradeci e lhe dei um abraço.
Na saída pegamos o final da missa no velho monastério, uma missa cheia de jovens o que me surpreendeu, àquela hora da manhã.


Passo de la Calla


O bosque


A sensação de pertencer

O bosque 
Poggio Scali- 1.520 mt de altitude


O ponto mais alto





Camaldoli




O castanheiro Miraglia
                                                            Saindo para Biforco

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O que é o Caminho de Assis-

1 dia- Chegada ao Refúgio Benedetta Porro em Dovadola

12. Gubbio - Valfabbrica Km 34 Valfabbria 13. Valfabbrica - Assis Km 16 Assis