5. Camaldoli - Biforco Km 19 Biforco

5. Camaldoli - Biforco Km 19 Biforco

Aqui existe a possibilidade de dois caminhos, optamos pelo que seria o mais fácil, sem voltar ao Eremo de Camaldoli. E ir até Badia Prataglia 9km e depois seguir até Biforco. Estávamos descansados e o caminho estava perfeito apesar das subidas íngremes, chegamos ao Refugio Cotozzo, uma cabana de caça, onde tem água e se for frio o peregrino poderá fazer fogo na lareira, mas apenas entramos para olhar e descansar um pouco. Logo, encontramos as romanas, e eu a cada dia ficava mais fluente na língua italiana. A paisagem continuava como molduras a nossa frente, e iniciamos a descida até Badia Prataglia, ouvimos um sino tocar e nada de chegar, parecia que estávamos indo na direção oposta à cidade. Almoçamos em Badia Prataglia e continuamos nossa jornada até Biforco, o que não foi nada fácil. Levamos 10 horas caminhando. Acredito que valeria uma parada em Badia Prataglia.
Biforco, fica no alto da montanha, cortada pela rua principal, que na verdade é uma pequena estradinha asfaltada. A cidade é muito pequena e a maioria da população é composta de aposentados, que se reúnem em frente ao Albergue, que fica ao lado do bar que também é o mercado da cidade. Para nossa sorte no bar havia um velho piano desafinado, mas Lucca se animou e tocou um pouco de música para alegria dos presentes. Havia missa aquele dia na pequena igreja, aproveitamos e fomos.

Como havia restaurante, o grupo decidiu cozinhar, comandados por Luigina, a verdadeira “mama italiana”,uma mulher forte e inteligente, sua mochila pesava 9km e eu não consigo entender como ela  caminhou com todo aquele peso, ela alegava que necessitava de tudo que carregava. O jantar estava perfeito, entrada com queijos, massa ao molho de tomate e salada caprese  

                                                

Duas possibilidades de caminho


Refúgo Cotozzo


Badia Prataglia

Biforco...a calmaria da rua principal que serve de quadra de basquete

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O que é o Caminho de Assis-

1 dia- Chegada ao Refúgio Benedetta Porro em Dovadola

12. Gubbio - Valfabbrica Km 34 Valfabbria 13. Valfabbrica - Assis Km 16 Assis