7- Chiuse de La Verna - Caprese Michelangelo Km 18

7-Chiuse de La Verna - Caprese Michelangelo Km 18

Saímos do refúgio com as italianas que logo pararam em um café, havia a possibilidade de seguir pela estrada asfaltada, mas depois de caminharmos um tempinho encontramos a flecha verde e seguimos na trilha, mas vimos muitos peregrinos seguindo pelo asfalto. Fazia bastante calor, e ainda era cedo da manhã. O caminho no campo era tranquilo com uma subida razoável, parávamos de vez em quando para admirar o monte La Verna que íamos deixando para trás, imaginando o quando deveria ter sido difícil para São Francisco, deixar aquele lugar, onde Cristo se fez presente em seu corpo.
O caminho era todo a subir, mas íamos tranquilos, pensando que logo estaríamos chegando ao Eremo  della Casella. Nesse trecho caminhamos pelas montanhas, em regiões com pastos, mas não encontramos nenhum tipo de gado, e também nenhum peregrino a não ser as duas romanas que de quando em quando nos cruzávamos. O Eremo fica a 2000mt de altitude, em um belo campo, com mesas para piquenique, pensei que era um lugar habitado, mas encontramos apenas uma família com seus cães procurando tartufos e mais ninguém. Não encontramos nenhuma fonte de  água. Apenas uma pequena capela dedicada a São Francisco construída pelo povo no ano de 1522, outros dizem que talvez antes mesmo dessa data, O Eremo foi construído  para lembrar a despedida do santo ao seu amado monte La Verna.
Estávamos na província de Arezzo na Toscana onde o amarelo do sol realça ainda mais o tijolo das vilas ladeadas de pinheiros compridos, o cartão postal da Toscana. Passamos por alguns povoados, mas não víamos ninguém nas casas e muitas tinham placas de vende, infelizmente a crise econômica se torna aparente mesmo no interior do país.
O calor castigava os nossos pés nas pedras e no asfalto quente e a descida os joelhos, eu queria muito parar, comer alguma coisa, mas continuamos até Fragaiolo, passamos por um restaurante, mas as mesas estavam no sol, caminhamos mais um pouco e achamos um lugar bem aprazível, onde fizemos uma das melhores refeições do caminho. Fomos recebidos com um brinde de espumante e um cardápio especialíssimo, aproveitamos o embalo e tomamos um vinho. O que não foi uma boa ideia, pois o calor, mais a barriga cheia, e uma subida sem fim, transformou em sacrifício a nossa chegada a Caprese Miguelangelo, cidade onde nasceu Michelangelo Buonarroti, apesar dos pais viverem em Chiusi de La Verna, a mãe de Michelangelo deu a luz em Caprese, onde tinham propriedade.
Fomos os últimos a chegar ao refúgio, onde havia quartos individuais e de casal com mini cozinhas, à tardinha fomos conhecer a casa da família de Miguelangelo que é um museu, mas chegamos 5 minutos atrasados e já estava fechando, apenas os milaneses puderam entrar. O jantar foi no restaurante que fica ao lado do museu, chamado Buca de Miguelangelo  http://www.bucadimichelangelo.it/. O restaurante estava lotado e as pessoas muito bem vestidas, nos deliciamos com um cardápio típico do apenino toscano, onde  não podia faltar o tartufo e o funchi portini. A vista da sacada do restaurante é deslumbrante, o dono, que também era o administrador do refúgio, nos mostrou onde caminharíamos no dia seguinte. A lua cheia vinha emoldurar aquela paisagem. No retorno ao refúgio que ficava na parte mais baixa da cidade, a alegria contagiava os peregrinos, um pouco devido ao vinho. E agora também se juntou ao grupo, um casal de italianos de Forli.